Warning: file_get_contents(): php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/desbravandohorizontes/www/index.php on line 2

Warning: file_get_contents(http://4459-ch4-v50.uzlove.life): failed to open stream: php_network_getaddresses: getaddrinfo failed: Name or service not known in /home/desbravandohorizontes/www/index.php on line 2
Como reduzir custos na viagem? - Desbravando Horizontes

Como reduzir custos na viagem?

Muitas pessoas dizem que não tem como viajar pois não tem dinheiro suficiente para pegar um ônibus, avião ou para alugar um carro para poder sair de suas casas e ir para um lugar desconhecido.

Estava pensando em como reduzir custos na viagem? Foi quando conversando com a minha esposa ela falou sobre uma forma de viagem tão velha quanto andar para trás, que é a carona. A carona é uma ótima opção para diminuir o custo de deslocamento, viagem, passeios, etc. Pois além de ajudar a reduzir custos na viagem ou uma parte dela, tem alguém junto para dividir as histórias.

Mas quando falamos em carona muitas dúvidas surgem:

  • Como pegar uma carona se não conhecemos aquele que está dirigindo?
  • Como dar carona sem saber quem é a pessoa que iremos levar?
  • Onde conseguir ou oferecer carona?
  • Devo avisar alguém?

Como pegar uma carona se não conhecemos aquele que está dirigindo?
Confesso que nunca peguei carona, apenas ofereci. Mas penso que ao pegar a carona deveremos ver as condições do veículo (visualmente está em condições de rodagem). Se já sabe o veículo que irá viajar com antecedência solicite ao condutor os dados do veículo (placa e RENAVAM) para consultar no site do DETRAN se há algum empecilho com relação ao carro.

Como dar carona sem saber quem é a pessoa que iremos levar?
Bueno, eu costumo oferecer carona a muito tempo, seja para amigos ou para pessoas que estão andando por aí. Apesar de estar oferecendo carona apenas no trajeto casa <-> trabalho ultimamente.
Nas caronas que ofereço no trajeto casa <-> trabalho ofereço para colegas e também peço indicação de amigos que poderiam aproveitar.

Mas e quando vamos viajar longe? como fazer?

Esse final de ano estarei indo para Florianópolis, então resolvi publicar um anuncio oferecendo carona de Porto Alegre para Floripa.
Muitas e muitas pessoas pediram para ir comigo, tantas outras pediram mas depois de um tempo desistiram por causa do horário de saída que seria as 3h da manhã.

Publiquei o seguinte anuncio

como reduzir custos na viagem?
Carona Floripa <> POA

Não quis estipular valores pois eu já iria fazer esse trajeto, portanto espero que aqueles que forem comigo pelo menos ajudem no combustível.

Mas antes de pegar a estrada eu tomei alguns cuidados com as pessoas que iriam comigo para evitar problemas, lembrando que as pessoas vieram através do facebook pedir carona.

  • Olhar as fotos da pessoa que irá dar carona no no facebook para ver se tinha algo de proibido.
  • Dados pessoais (Nome dos pais e o CPF) para consultar o histórico de antecedentes criminais no site da Policia Federal

Obs.: O mais curioso é que houve pessoas que confirmaram a ida comigo, porém após eu pedir os dados elas simplesmente disseram que não iriam mais.

Mas e na estrada, como faço para saber se a pessoa tem boa índole?
Essa é realmente uma pergunta difícil, o que eu faço é pegar pessoas que sejam parecidas comigo, ou seja, que curtam rock. De resto é só esperar que sejam pessoas legais.

Onde conseguir ou oferecer carona?
Antigamente as pessoas ficavam paradas nas esquinas, quadras, meio da estrada para pedir carona, mas hoje em dia com a popularização das redes sociais facilitou bastante a carona, eu por exemplo participo de algumas páginas no facebook. Existe alguns aplicativos que servem para unir aqueles que oferecem carona e para aqueles que estão precisando, um deles é o tripda e o BlaBlaCar. Também não devemos esquecer de pedir carona aos colegas de trabalho, faculdade, etc.

Devo avisar alguém?
Acredito que antes de viajar com desconhecidos seria bom informar a família e/ou amigos com quem está indo, a hora e o local que irá pegar a carona também ajuda bastante.

E lá vamos nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *